Sonhar com sexo

Avatar da Redação

Muitas pessoas se assustam e até se sentem culpadas por terem sonhado com sexo, principalmente se forem comprometidas e sonharem que estavam tendo relações com outra pessoa que não o seu parceiro. No entanto, este é um sonho que tende a acontecer com certa regularidade, tanto com homens quanto com mulheres e, ao contrário do que pensamos, ele não necessariamente significa atração física ou desejo sexual reprimido. 

É importante ressaltar que sonhos são um meio de transportar questões do inconsciente para o consciente e essa comunicação ocorre, na maioria das vezes, através de metáforas. Por isso, nunca devemos tentar interpretar os elementos de um sonho de forma literal, pois sua análise e posterior interpretação devem ter como base tanto o contexto do sonho quanto o momento de vida atual da pessoa. Dessa forma, sonhos devem ser vistos como ferramentas de autoconhecimento, ou seja, como mensagens que devem ser interpretadas olhando para nós mesmos. 

Ainda que sexo seja uma fonte inata de prazer, sonhar com relação sexual costuma mexer com o emocional dos indivíduos de inúmeras formas e pode ter uma infinidade de significados – anseios reprimidos, sentimentos descontrolados, vontade/necessidade de mudança.

Pensando em todas essas variações de significado e visando oferecer ainda mais fundamento à interpretação do seu sonho, redigimos este artigo totalmente baseado no questionário criado pelo Instituto Meempi Análise de Sonho. Os relatos nele contidos lhe serão muito úteis no que diz respeito a identificar possíveis impulsos afetivos, espirituais e comportamentais que possam estar relacionados à origem do seu sonho. 

Sonhou com sexo? Saiba a origem deste sonho em mais detalhes. Envie seu relato

PONTOS POSITIVOS DE SONHAR COM SEXO

No que diz respeito ao potencial harmônico das pessoas que tiveram este sonho, podemos observar que elas se conectam bem consigo mesmas e compartilham de características como bom humor, desapego, sabedoria e compreensão. 

Além disso, a grande maioria é bem resolvida quanto à sua sexualidade, o que já descarta de cara que este sonho esteja relacionado a preocupações ou dificuldades relacionadas especificamente à saúde sexual. 

As pessoas que sonharam com ato sexual também costumam ser espontâneas e acreditam em pressentimentos ou em sua intuição, sendo este um caminho favorável para quem está em busca de autoconhecimento e mudanças. 

PONTOS NEGATIVOS DE SONHAR COM SEXO

Algumas características desarmônicas compartilhadas pelas pessoas que responderam à pesquisa devem ser salientadas, como negatividade e inadaptação social, que muitas vezes levam à dificuldade para se expressar, se relacionar e digerir a dura realidade da vida.

Pode-se observar também que grande parte dos respondentes têm excesso de timidez, baixa autoestima e estão muito presos à rotina, o que pode indicar, neste caso, que existem emoções e sentimentos reprimidos que devem ser acessados e liberados, e que essas pessoas estão deixando de viver a vida intensamente em detrimento do medo e da necessidade de se afirmar constantemente perante a sociedade.  

DESAFIOS A SEREM SUPERADOS POR QUEM SONHOU COM SEXO 

- Sexo com ex: Este sonho não necessariamente indica que você está com saudades do ex ou que não superou o fim. É mais provável que você esteja se sentindo carente e precisando de carinho e atenção. Este sonho é comum quando estamos enfrentando situações de pressão ou estresse em algum âmbito da nossa vida; 

- Sexo com chefe: Este sonho não costuma significar que você sinta atração pelo seu chefe, mas que você está precisando ter mais controle e poder sobre sua carreira. Também pode significar insatisfação com o emprego atual e vontade de criar asas e dar passos profissionais maiores;

- Sexo com celebridade/ídolo – Isso pode indicar duas coisas: que você está sempre buscando a aprovação dos outros para se sentir bem, ou que você está tão preso(a) à rotina que este sonho vem como um alerta para que você dê a volta por cima e vá em busca de renovação e autonomia;

- Traição sexual – Não, isso não significa que você não gosta do seu parceiro atual ou que sua relação está indo de mal a pior. Este sonho reflete um desejo de mudar de vida radicalmente, porém sua personalidade passiva e sua incapacidade para tomar decisões podem estar fazendo você marcar passo e agir com relutância e hesitação diante das oportunidades. 

DICAS PARA SUPERAR ESSES DESAFIOS 

De maneira geral, sonhar com sexo surge como um verdadeiro alerta: mais vale um choque de realidade duro e transformador do que viver para sempre na falsa felicidade de uma ilusão. 

Portanto, se você estiver infeliz com seu emprego, comece agora mesmo a procurar outro. Se não estiver satisfeito(a) num relacionamento, seja ele amoroso, familiar ou de amizade, converse abertamente com a pessoa e tente resolver a questão. Se você sentir que está na zona de conforto, que a vida está simplesmente passando diante dos seus olhos e que seus sonhos estão escorrendo pelas suas mãos, chegou a hora de adotar uma atitude mais decisiva e confiante para encarar as batalhas. 

Lembre-se: qualquer mudança é desafiadora no início, mas as recompensas que ela traz ao final do processo são inestimáveis. Confie no processo e curta cada aprendizado no caminho. 

Newsletter

Considere assinar nosso boletim informativo para receber insights interessantes e úteis sobre a interpretação de sonhos - Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento se não considerá-los úteis.