Sonhar com leão

Avatar da Redação

É muito comum sonharmos com animais, porém esses sonhos quase nunca têm um sentido literal, a não ser que você tenha ido a um safari recentemente ou seja um zoólogo. Na verdade, sonhos são como metáforas que devem ser decifradas com o propósito de aclarar certas situações que estamos enfrentando na vida real.  

Em nossa cultura, desde a Antiguidade o leão simboliza liderança, força, poder, coragem, autoestima e instinto de sobrevivência. Seu tamanho, seu rugido e sua juba lhe conferem um ar de imponência e exuberância que tem o poder de intimidar a todos ao seu redor - não é à toa que ele é conhecido como o “rei da selva” 

Dessa forma, sonhos com este mamífero podem estar associados a esse simbolismo de destemor e autoridade que acabamos de mencionar, porém dependendo do contexto, também podem apontar para o contrário, ou seja, podem ser uma representação de medos e ameaças. Por isso é tão importante pensar no significado que este símbolo tem para você, no cenário do sonho e em todos os seus respectivos detalhes: O leão estava te atacando? Te perseguindo? Você conseguiu domá-lo? Estava enjaulado? Ele era manso?   

Como o nosso objetivo aqui é facilitar sua interpretação ao máximo, decidimos explorar o sonho com leão com base no questionário criado pelo Instituto Meempi Análise de Sonho. Os relatos dos respondentes serão muito úteis no que diz respeito a identificar possíveis impulsos afetivos, espirituais e comportamentais que possam estar relacionados com o referido sonho, enriquecendo assim sua análise. Continue lendo nossos apontamentos para saber mais! 

PONTOS POSITIVOS DE SONHAR COM LEÃO 

Chama atenção nas pessoas que tiveram este sonho sua energia vital e disposição, características também muito presentes no leão – essa vitalidade física e espiritual, somada à sua alegria de viver e ao bom senso diante das situações rotineiras as tornam pessoas carismáticas, atraentes, criativas e fortemente conectadas à sua essência.  

Elas também são pessoas muito sábias, pois entendem que, assim como o mundo também têm suas mazelas, porém preferem vê-las com as lentes da fé e da perseverança.  

PONTOS NEGATIVOS DE SONHAR COM LEÃO 

Dentre as características negativas apresentadas por grande parte das pessoas que tiveram este sonho, podemos salientar o exagero na análise dos problemas cotidianos, o que acaba por gerar imagens negativas e ansiedade em excesso.  

Por outro lado, o ego exacerbado desses indivíduos deve ser controlado para que essa personalidade forte se desenvolva e se transforme num comportamento de liderança construtivo e inclusivo que beneficie as pessoas ao invés de feri-las.  

DESAFIOS A SEREM SUPERADOS POR QUEM SONHOU COM LEÃO  

- Se o leão estava te atacando no sonho, talvez seu orgulho esteja ferido e você não esteja sabendo lidar com seus impulsos – pode haver aspectos psíquicos fora de equilíbrio que precisam ser controlados para o seu próprio bem; 

- Por outro lado, se o leão se mostrava manso, isso significa que seus instintos estão sob controle ainda que você esteja enfrentando momentos difíceis. Você está tentando manter a cabeça fria apesar de tudo, e este é um comportamento admirável – não deixe que o ego apareça e te tire do eixo. Leão manso também pode significar que novas amizades surgirão em sua vida; 

- Se o leão estava te perseguindo, este é um aviso de que você provavelmente enfrentará alguma crise, talvez de ordem financeira ou afetiva, porém com determinação, você conseguirá vencê-la sem grandes problemas. Também é um sinal de que você precisa cuidar mais de si e vencer os conflitos internos que insistem em te perturbar;  

- Se você foi capaz de domar o leão no sonho, este é outro indicativo de que você enfrentará alguma adversidade, porém também conseguirá domá-la com perseverança e autodisciplina. 

DICAS PARA SUPERAR ESSES DESAFIOS  

Assim como o leão, você é uma força da natureza: você não desiste fácil e luta com garra mesmo quando a vida te golpeia. No entanto, às vezes você precisa controlar seus impulsos e seu egocentrismo que muitas vezes bagunça sua mente com pensamentos negativos e destrutivos. Mas como lidar com essas condutas impulsivas? Aqui vão algumas dicas de ouro: 

-  Coloque em sua cabeça que você é dono(a) de si mesmo(a) e que suas atitudes só dependem de você e de mais ninguém. Deixe de lado os devaneios da sua mente: crie mais autorresponsabilidade pelo que você diz e faz; 

- Faça exercícios físicos diariamente, de preferência práticas de meditação e respiração – isso aumentará sua consciência emocional e corporal e, consequentemente, trará mais equilíbrio e moderação para sua vida; 

- Identifique os gatilhos que te fazem perder o controle – observe com atenção e anote os assuntos que fazem você perder a cabeça, pois assim você estará mais preparado(a) para lidar com eles quando vierem à tona; 

- Respire fundo e pense antes de agir – Tente analisar bem suas ações e seu discurso antes de colocá-lo em prática. Você não precisa (e não deve) reagir instintivamente a tudo o que é dito/feito; 

- Procure ajuda – Caso você sinta que seu comportamento impulsivo está atrapalhando suas relações e sua qualidade de vida, busque a assistência de um terapeuta. Terapia é vida e é para todos!  

OUTROS SIGNIFICADOS DE SONHAR COM LEÃO 

Veja a seguir alguns possíveis significados para casos específicos de sonhos com leão. Embora o resultado seja baseado em pesquisas feita pelo Insituto Meempi, é importante que você avalie o significado com bom senso e consciência, pois o mesmo sonho pode ter significados diferentes para cada pessoa. Para obter respostas mais adequadas para o seu caso, você deve enviar o seu relato e responder ao nosso questionário. 

SONHAR COM LEÃO LIVRE 

Este sonho é extremamente positivo e significa que um novo ciclo de conexão e equilíbrio se iniciam. O momento é ótimo para sair da rotina e investir em projetos e empreendimentos pessoais.  

Além disso, o leão livre é símbolo da consciência e da lucidez, o que indica um despertar, cujo resultado é a manifestação de muitas novidades e experiências na vida existencial. 

SONHAR COM LEÃO EM CIRCO 

Assim como o leão no circo se sente aprisionado e fora do seu ambiente natural, sonhar com o rei da selva é um circo é sinônimo de excesso de preocupação e pensamentos. Os devaneios e a imaginação direcionado a problemas ou ao passado e futuro podem bloquear completamente a espontaneidade e naturalidade.  

Portanto, este sonho é um convite para respeitar mais a si mesmo e focar naquilo que realmente é importante: nos seus planos, projetos, família, trabalho e lazeres. 

SONHAR COM LEÃO E LEOA 

Este casal representa a comunicação e o diálogo. Sendo assim, o leão e a leoa juntos em um sonho indicam que você pode estar passando por um período de crise existencial. Mas que ao mesmo tempo vem acompanhado de muito aprendizado e progresso. 

Coisas boas estão por vir! Apenas espere as águas agitadas se acalmar e tudo vai se encaixar. 

SONHAR COM LEÃO FEROZ E BRAVO 

Animais bravos em sonho são sempre um sinal, um aviso. Este sonho está chamando a sua atenção para algo que você vem negligenciando a tempos, seja família, amigos, trabalho ou mesmo a saúde. 

Observe o que tem mais consumido suas energias interiores nos últimos tempos, certamente é isso que está lhe causando tanto desconforto. Após identificar simplesmente resolva com afinco e determinação.  

Lembre-se: “É preciso matar um leão por dia para superar as dificuldades e os vícios”. E para isso, é preciso ser mais feroz e agressivo (no sentido de determinação e disciplina). 

SONHAR COM LEÃO MORDENDO 

A mordida de um leão também pode ser vista como um sonho que sinaliza algo de errado. Suas atitudes e comportamentos podem estar criando problemas desnecessários. Talvez suas amizades estejam lhe intoxicando, ou você está dando um indevido valor às pessoas erradas. 

Newsletter

Considere assinar nosso boletim informativo para receber insights interessantes e úteis sobre a interpretação de sonhos - Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento se não considerá-los úteis.