Sonhar com ex-namorado

Avatar da Redação

Sonhar com ex-namorado é um daqueles sonhos que pode deixar muita gente desconfiada e confusa. “Por que uma pessoa com a qual cortei laços está aparecendo nos meus sonhos? Será que ainda tenho sentimentos pelo meu ex? Isso configura traição com relação ao meu atual?” 

Calma, não precisa entrar em pânico! Sonhar com ex-namorado é mais normal do que você imagina, aliás, é até mais comum do que sonhar com seu próprio parceiro. Além disso, já adiantamos que isso não significa necessariamente que você não tenha superado o fim do relacionamento e muito menos que você esteja, de alguma forma, traindo seu atual. 

Mas então por que é que uma pessoa que já saiu de nossas vidas insiste em reaparecer quando estamos no estado de sono? Bem, não existe uma resposta única e definitiva para isso. Sonhos são, antes de mais nada, abstrações do inconsciente que devem ser observadas dentro de um contexto para que possamos obter a melhor interpretação possível.  

Para te ajudar a analisar seu sonho com mais profundidade e respaldo, resolvemos redigir este artigo totalmente baseado no questionário criado pelo Instituto Meempi Análise de Sonhos. Ele lhe será muito útil no que diz respeito a identificar possíveis impulsos afetivos, espirituais e comportamentais que possam estar relacionados à origem do seu sonho.  

PONTOS POSITIVOS DE SONHAR COM EX-NAMORADO  

Grande parte das pessoas que tiveram este sonho, compartilham das seguintes características positivas: sabedoria, compreensão, fé e costumam levar a vida com bom humor.  

É interessante observar que a conexão consigo mesmas também surge como um ponto positivo das pessoas que tiveram este sonho, o que pode ser visto como um estímulo para que façam uma autorreflexão e verifiquem se existe algum ponto de sua personalidade que possa ser mais desenvolvido ou explorado, solucionando assim possíveis questões pendentes em sua vida.  

PONTOS NEGATIVOS DE SONHAR COM EX-NAMORADO 

Grande parte dos que responderam ao questionário apresentaram as seguintes características negativas: paranoia, egoísmo, insegurança, timidez, apatia, falta de paz trazida por pensamentos negativos e em excesso, além de serem adeptos a devaneios.  

É importante ressaltar que as pessoas que tiveram este sonho tendem a ter o ego exacerbado, dificuldade em se relacionar/amar e estão presas à rotina. Portanto, neste caso específico, sonhar com ex pode ser um sinal para deixar a soberba de lado e trabalhar a sociabilidade e a comunicabilidade, aprimorando assim os relacionamentos atuais, não apenas os amorosos. Isso fará com que essas pessoas se tornem mais confiantes, prontas para encarar a vida e mais seguras para tomar decisões.  

DESAFIOS A SEREM SUPERADOS POR QUEM SONHOU COM EX-NAMORADO 

- Se no sonho seu ex-namorado pede para reatar com você, isso pode significar que seu ex ainda nutre sentimentos de afeição por você, mas você já decidiu seguir outros rumos. No entanto, você ainda pode estar sentindo uma ponta de culpa por ter terminado o relacionamento. Além disso, caso você esteja solteira, este sonho pode sinalizar certa carência de sua parte, um desejo de se envolver com alguém novamente;  

- Se você está comprometida no momento e no sonho seu ex-namorado estava te beijando, isso pode significar simplesmente que você está tensa ou insegura com seu relacionamento atual, por algum motivo que só você pode (e deve) identificar;  

- Se você tem sonhado com ex-namorado com muita frequência, isso pode ser um sinal de que você possui ideias obsessivas ou vícios que precisam ser eliminados com urgência. A figura do ex neste caso surge como um alerta de que algo que não te faz bem precisa sair de sua vida o quanto antes.  

- Se seu ex-namorado estava de dando algum tipo de conselho, esta é claramente uma mensagem do seu subconsciente pedindo para você amadurecer emocionalmente e não cometer os mesmos erros que possivelmente cometeu em algum relacionamento anterior.   

DICAS PARA SUPERAR ESSES DESAFIOS  

Em resumo, sonhos com ex podem ser vistos como um convite para cortar de vez quaisquer laços que você tenha com algo ou alguém do passado, mas não necessariamente a pessoa com a qual você sonhou. Você precisa vencer seus medos e se desvencilhar de qualquer tipo de amarra que esteja empacando sua vida.  

Caso você seja uma pessoa carente e insegura, é hora de encontrar meios de fortalecer sua personalidade e deixar de depender emocionalmente de terceiros. Valorize-se! Você não precisa da validação de ninguém para ser feliz, portanto, tome cuidado para não entrar num relacionamento apenas por medo da solidão. Antes só do que mal acompanhado, diz o ditado. 

No entanto, caso você sinta que cometeu um erro em algum relacionamento anterior e ainda sinta algum tipo de remorso, chegou o momento de focar no aprendizado que você tirou disso. Errar é humano, portanto, se você conseguir superar este bloqueio e se perdoar, seu relacionamento atual ou futuro certamente será muito mais maduro, sólido e saudável. É para frente que se anda. 

OUTROS SIGNIFICADOS DE SONHAR COM EX-NAMORADO 

Veja a seguir alguns possíveis significados para casos específicos de sonhos com cobra. Embora o resultado seja baseado em pesquisas feita pelo Insituto Meempi, é importante que você avalie o significado com bom senso e consciência, pois o mesmo sonho pode ter significados diferentes para cada pessoa. Para obter respostas mais adequadas para o seu caso, você deve enviar o seu relato e responder ao nosso questionário.  

SONHAR COM EX-NAMORADO CHORANDO 

O choro pode se manifestar por diversos motivos em um sonho. No entanto, e de maneira simbólica, o choro de um ex-namorado representa o quanto você está se desgastando com pessoas e ambientes tóxicos e negativos. Certamente você está sentindo que sua energia está sendo drenada e não percebe o motivo. Como resultado, a força de vontade desaparece e o indivíduo fica à mercê dos acontecimentos externos sem que consiga assumir o controle e tomar decisões mais assertivas. 

SONHAR COM EX-NAMORADO PEDINDO PARA VOLTAR 

Este sonho costuma fermentar certos tipos de pensamentos que podem lhe tirar do eixo. É muito comum este sonho ser atribuído a algum tipo de presságio. Porém, o simples fato de ver um ex-namorado pedindo para voltar no sonho não significa que isso tenha alguma relação com ele.  Este sonho pode ter origem em situações estressantes que você vem vivendo atualmente e que está gerando muita dor de cabeça. E ver o ex pedindo para voltar pode ser uma maneira do inconsciente compensar os desconfortos cotidianos que tanto lhe incomodam. 

SONHAR COM EX-NAMORADO COM OUTRA PESSOA 

Embora este sonho pode ter origem em preocupações e pensamentos relacionados, em algum grau, com o ex-namorado, ele também pode ser visto de maneira simbólica. Simbolicamente ver o seu ex-namorado com uma pessoa diferente denota o quanto você vive mentalmente ligado. Essa é a fórmula da infelicidade, pois o excesso de pensamentos nos leva facilmente a devaneios e ilusões. Como resultado, podem surgir “formas pensamentos” que tendem a levar ao medo, sentimento de culpa, timidez e insegurança na vida desperta. 

Sendo assim, o sonho está lhe pedindo mais calma e paz interior. Faça atividades diferentes, entre numa academia, comece a meditar, faça yoga e se dedique mais a si mesmo. 

SONHAR COM EX-NAMORADO MUITAS VEZES 

A repetição de sonhos está ligada ao aborrecimento. Por conta disso, sonhar várias vezes com o ex-namorado é sinal de que você fica chateado e triste quando as coisas não saem do seu jeito. As vezes precisamos ser mais flexíveis e aceitar mais conselhos e sugestões, especialmente dos pais e bons amigos. 

SONHAR COM EX-NAMORADO DOENTE OU NO HOSPITAL 

O estresse pode nos deixar desorientado e nervoso, e isso pode afetar no modo como percebemos o mundo. Consequentemente, o sonho pode refletir isso de muitas maneiras trágicas. E sonhar com o ex doente ou no hospital é um dos modos do inconsciente expressar essa fase um pouco conturbada que você está vivendo. Mas lembre-se tudo é passageiro, o importante é manter os pés no chão e seguir firme com seus propósitos e objetivos de vida.    

SONHAR COM EX-NAMORADO TE IGNORANDO 

O acúmulo de emoções mal digeridas tende a criar imenso desequilíbrio psíquico e até físico. Na vida, muitas crises se resolvem com um bom diálogo de coração aberto com uma pessoa de nossa confiança. Quando não nos sentimos confortáveis para nos abrir, começar a acumular todas as emoções, que pouco a pouco vão mudando a personalidade e afetando o modo como se percebe o mundo e a vida. Além disso, sintomas como gastrite, azia, má digestão, intolerância a certos alimentos, podem surgir. Pois é na região do estômago que se localiza o Chakra do Plexo Solar, e é ali onde moram nossas emoções. 

E nutrir-se de emoções negativas, no longo prazo, podem surgir doenças mais graves nessa região. Portanto, é preciso pegar mais leve com você. Não se consuma tanto com emoções do passado. Quem é um bom amigo? Seu pai? Mãe? Irmãos? Conhecidos? Se você tem um bom amigo, se abra e exponha o que tudo que te incomoda, um bom papo resolve muitos males que carregamos em nosso interior. 

Se você não tem com quem conversar, considere mudar sua rotina, se alimentar bem e corretamente, fazer um esporte, uma luta, academia, um curso de idiomas... O importante é ocupar a mente para não deixar que as emoções mal digeridas continuem ganhando força. Com o tempo elas vão deixar de incomodar e você sentirá no controle novamente. 

SONHAR COM EX-NAMORADO MORTO 

A morte no mundo dos sonhos geralmente é simbólica e representa algo em nossa personalidade ou atitude perante a vida que precisa ser eliminado. Ver seu ex morto, portanto, sugere que existem padrões e hábitos nocivos que precisam ser eliminados de sua psique.  

Newsletter

Considere assinar nosso boletim informativo para receber insights interessantes e úteis sobre a interpretação de sonhos - Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento se não considerá-los úteis.