Sonhar com cobra

Avatar da Redação

É comum associarmos um sonho com cobra ou serpente a um presságio de traição ou deslealdade - chamar alguém de ‘cobra’ no dia a dia é uma grande ofensa e um indicativo de que a pessoa está sendo falsa ou traiçoeira.  

No entanto, por mais que essa seja uma das possibilidades de interpretação, existem inúmeras perspectivas a serem levadas em conta para uma análise correta, e sonhos com cobra não são uma exceção a essa regra – eles também podem indicar tanto aspectos negativos quanto positivos e precisam ser investigados a fundo, com base no que está acontecendo em sua vida e à luz de suas características pessoais/emocionais para uma compreensão adequada. 

Com o intuito de dar embasamento à interpretação deste sonho e te ajudar a decifrá-lo, resolvemos escrever este artigo baseado no questionário criado pelo Instituto Meempi Análise de Sonhos, que tem como finalidade identificar possíveis impulsos afetivos, espirituais e comportamentais que possam ter originado o referido sonho. Vamos à análise: 

PONTOS POSITIVOS DE SONHAR COM COBRA 

Dentre as características positivas das pessoas que tiveram esse sonho e responderam à pesquisa, podemos destacar as seguintes: autenticidade, sabedoria, fé, espontaneidade, criatividade, energia vital, carisma, boa capacidade de se expressar e conexão consigo mesmo(a).  

PONTOS NEGATIVOS DE SONHAR COM COBRA 

Com relação aos aspectos negativos da personalidade dessas pessoas, destacam-se os seguintes: insegurança, timidez, indecisão, passividade, avareza, egoísmo, dificuldade em se relacionar e enfrentar a vida, fraqueza, baixa autoestima, pensamentos negativos e ilusórios em excesso, estresse, paranoia e falta de clareza. 

Além disso, é importante ressaltar que a maioria dessas pessoas demonstraram possuir um ego exacerbado e estarem presas à rotina, aos devaneios e aos bens materiais. 

DESAFIOS A SEREM SUPERADOS POR QUEM SONHOU COM COBRA 

Sonhar com cobra pode muitas vezes ser visto como algo positivo, pois são animais que apesar de agressivos, também produzem a cura para o seu próprio veneno, o que pode indicar uma regeneração da saúde ou do equilíbrio interno.  

Sonhar com a troca de pele da cobra também traz um significado positivo, já que isso demonstra que um ciclo de renovação e de transformação pode estar se aproximando.  

Além disso, sonhar que estava matando uma ou várias cobras pode ser um sinal de que você irá superar grandes obstáculos em breve e receber boas notícias relacionadas a seu esforço e dedicação. 

No entanto, o sonho também pode ser negativo e trazer alertas para desafios que você deve buscar superar:   

- Se você sonhou que a cobra deu o bote e te atacou com violência, isso pode apontar para um aspecto do seu comportamento que denota impulsividade e atitude instintiva, ou seja, que você está reagindo sem pensar, com base em seus próprios desejos. Este tipo de sonho também pode ser um alerta de que você está evitando enfrentar um problema ou um assunto pendente; 

- Se a cobra te deu uma picada, pode ser que haja pessoas destrutivas e tóxicas ao seu redor tentando te sabotar ou te prejudicar, indicando uma possível traição; 

- Se sonhou que a cobra estava parada, isso pode significar passividade e, possivelmente, estagnação em sua vida – você pode estar à espera de algo ilusório que dificilmente irá se realizar; 

- Se sonhou que a cobra estava enrolada em seu corpo, pode ser um sinal de que você está se prendendo demais a bens materiais e não está dando o devido valor a pessoas que te querem bem. 

COMO SUPERAR ESSES DESAFIOS? 

Se você sonhou com cobra recentemente e está insatisfeito com seu jeito de ser, é hora de fazer uma autorreflexão com relação a suas atitudes e comportamentos e controlar sua impulsividade e instintos - tente agir com mais racionalidade para não magoar seus entes queridos. 

Se você estiver com algum assunto pendente, precisando de desfecho, esse também é o momento de resolvê-lo de uma vez por todas. O passado, como o próprio nome diz, já passou – desapegue dele pelo seu próprio bem. O futuro também é incerto, portanto, não fique à espera de algo ilusório que provavelmente não acontecerá. O grande segredo é focar sempre no agora, no presente, pois ele é a maior dádiva que você possui.  

Se você perceber que a energia à sua volta não está muito boa, liberte-se das más companhias, livre-se de pessoas que possam estar atrasando a sua vida e você verá que tudo voltará a fluir como antes. Vencer a timidez também ajudará você a acabar com certos medos e pode ser essencial para uma vida mais feliz e plena.  

E aqui vai uma última dica, porém não menos importante: aprenda a desapegar dos bens materiais e a dar mais valor às pessoas e às relações. Você pode começar doando itens que não te servem mais. Conecte-se mais à sua espiritualidade, busque prazer nas pequenas coisas e faça o bem ao coletivo, pois este é o caminho para a verdadeira felicidade.  

OUTROS SIGNIFICADOS DE SONHAR COM COBRA 

Veja a seguir alguns possíveis significados para casos específicos de sonhos com cobra. Embora o resultado seja baseado em pesquisas feita pelo Insituto Meempi, é importante que você avalie o significado com bom senso e consciência, pois o mesmo sonho pode ter significados diferentes para cada pessoa. Para obter respostas mais adequadas para o seu caso, você deve enviar o seu relato e responder ao nosso questionário.   

SONHAR COM COBRA GRANDE 

Ver uma cobra grande no sonho sinaliza a desconexão consigo mesmo. Tal distanciamento da verdadeira identidade da Alma favorece muitos conflitos internos. Além disso, cria obstáculos e dificuldades aparentemente reais, mas que em verdade é apenas sintoma do modo como está agindo e se comportando. Este sonho lhe chama ao despertar, ao deixar de se preocupar com os outros e ser mais você. 

SONHAR COM COBRA PEQUENA 

O medo e a culpa são fortes estímulos para gerar sonhos com cobras pequenas. Talvez você esteja se sentindo inseguro e inquieto sobre o passado, o presente ou o futuro. Embora sonhar com cobra pequena tem origem em características negativas da vida existencial, o sonho o lembra de que você está pensando e agindo errado. O seu ego está falando mais alto e assumindo o controle. É preciso pensar menos e agir mais, pois a tendência é o ego ficar cada vez mais forte e você se sentir cada vez mais aprisionado. A dica é ocupar a cabeça com atividades, pessoas e experiências úteis para sua saúde. Saia da rotina, aprenda um idioma, faça um intercâmbio, e se seu problema é financeiro, chegou a hora de meditar sobre empreendimentos e projetos. 

SONHAR COM COBRA PICANDO 

A picada de uma cobra significa que você está se iludindo com alguma situação em sua vida. A ilusão tende a nos fazer ver as coisas de maneira totalmente fantasiosas e imaginárias, de modo que isso pode acarretar em prejuízos e desgostos desnecessários. Portanto, considere refletir sobre os devaneios e mentiras que vem vivendo para recuperar sua individualidade e lucidez perante os acontecimentos da vida. 

SONHAR COM COBRA ENROLADA 

No hinduísmo a cobra enrolada simboliza a Kundalini, a energia cósmica que mora no Chakra Básico e que é responsável por nos fazer verdadeiros Humanos. No entanto, essa serpente dos nossos mágicos poderes só pode acordar quando nós eliminamos de nossa psique todo os egos que nos compõem. Sendo assim, sonhar com cobra enrolada significa que chegou o momento de dedicar-se àquilo que realmente importante: você.  

SONHAR COM COBRA ATACANDO 

Quando somos atacados por uma cobra no sonho, isso significa que estamos se sentindo fracos, abatidos e com poucos energia. Essa indisposição pode ter muitas origens, mas o que importa é identificá-las e resolver o problema. Olhe bem à sua volta, ambiente e pessoas tóxicas e negativas são como esponjas que sujam tudo o que temos de melhor. 

SONHAR COM COBRA NA CAMA 

Cobra na cama pode indicar a falta de paz por não ter estabilidade financeira. Trabalhar por obrigação é muito difícil, e mais difícil ainda é não ter um bom emprego. Como resultado, nos sentimos prejudicados e podemos, inclusive, criar o hábito de condenar os pais, amigos e pessoas que cruzaram nosso caminho. O mais importante é sempre ver tudo como aprendizado e buscar melhorias onde você se sente incomodado. Se o seu problema é financeiro, comece a buscar meios de resolver isso fazendo o que você ama fazer. 

SONHAR COM COBRA MORTA 

Uma cobra morta em seu sonho é símbolo da força de vontade. A força de vontade é como um músculo, e para que ela funciona ela precisa ser exercitada. Quando nos deixamos levar pela comodidade e pelo conforto, a tendência é atrofiar a nossa força de vontade. Como resultado, perde-se o tesão pela vida, tudo fica mais difícil e existência se torna um fardo. Comece a fortalecer sua força de vontade aos poucos. Entre numa academia e nunca mais desista, comece a ler um livro alguns minutos todos os dias e vá aumentando o tempo. Mas nunca retroceda, apena avance e melhore cada vez mais. 

SONHAR COM COBRA NAJA 

Você está sentindo que as coisas estão mudando? Ou mesmo que precisam mudar imediatamente? Este sonho pode ocorrer quando estamos em momento de transição de ciclos de vida, ou mesmo que ele ainda está por vir. É comum este sonho ocorrer em momentos de grande turbulência na vida desperta, de modo que seja entendido como um sonho muito negativo. No entanto, sonhar com cobra naja é um bom presságio. Coisas boas vem por aí e é preciso que você esteja alinhado e em equilíbrio para recebê-las. 

Newsletter

Considere assinar nosso boletim informativo para receber insights interessantes e úteis sobre a interpretação de sonhos - Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento se não considerá-los úteis.