O que são os Chakras?

Avatar da Redação

É provável que em algum momento você já tenha ouvido falar sobre os Chakras, correto? O termo vem do sânscrito, e quer dizer “roda”, "giro" ou vórtice de energia.

O hinduísmo, o budismo e outras religiões orientais trazem os Chakras como centros de energias, por onde a energia vital é absorvida. É muito importante que eles estejam sempre alinhados, caso contrário, o indivíduo passará por instabilidades físicas, psíquicas e/ou emocionais.

Quer saber mais sobre o assunto? Prossiga a leitura, e descubra informações e curiosidades acerca dos Chakras! 

Qual a origem dos Chakras?

Os registros mais antigos que se têm dos Chakras datam o século 2 antes de Cristo. Mas, acredita-se que esta é uma tradição muito mais antiga!

O conhecimento era repassado de geração para geração entre os hindus, e algum tempo depois, se espalhou entre outros povos orientais.

Hoje, o conhecimento acerca dos Chakras já chegou ao ocidente, sendo utilizados por muitos para explicar desordens físicas e emocionais!

Como os Chakras funcionam?

Agora você já sabe: os Chakras são centros de energia. Indo além, eles têm a função de absorver e processar a energia vital e distribui-la ao longo do corpo, da mente e do espírito; feito isso, a energia será exteriorizada.

Quer entender como isso acontece de um modo detalhado?

1º) Absorção

Os Chakras têm como função a absorção das energias do meio em que o indivíduo se encontra. Tais energias podem ser:

  • Processadas: são aquelas que já foram absorvidas por outro organismo, processadas e posteriormente exteriorizadas.
  • Não processadas: energias que ainda não foram processadas por nenhuma consciência.

O tempo todo estamos em contato com estas duas “categorias”!

2º) Processamento

Após a absorção das energias, é preciso que elas se “traduzam” e se adequem às capacidades daquele indivíduo.

3º) Exteriorização

Depois que a energia vital circulou nos Chakras daquele corpo, ela se exterioriza e forma um campo energético ao redor do indivíduo. 

Como é de se esperar, tal campo energético carrega consigo emoções e sentimentos do corpo físico em que a energia vital se encontrava.

Impressionante, né? Isso justificaria porque nos sentimos tão bem quando estamos perto de algumas pessoas, enquanto percebemos um clima “pesado” perto de outras.

A importância do alinhamento

O corpo conta com 7 Chakras, que serão detalhados a seguir. Quando um destes se encontra desalinhado, o indivíduo facilmente percebe sintomas físicos ou emocionais. 

Sabe por que isso acontece?

O desalinhamento impede que a energia flua como deveria, e esta acaba sendo bloqueada. Consequentemente, um determinado Chakra ficará “deficiente” daquela energia; ao mesmo tempo, outro ficará sobrecarregado.

Quando se faz tal alinhamento, inúmeras são as vantagens. Conheça algumas delas:

  • Melhora da concentração e da criatividade.
  • Estabilidade mental e emocional.
  • Diminuição da tensão muscular.
  • Melhora do sono.
  • Sistema imunológico fortalecido.

E muito mais.

É possível que em algum momento você já tenha ouvido falar de técnicas que possibilitam tal alinhamento. Dentre elas, pode-se mencionar:

  1. Reiki: através das mãos, o terapeuta auxilia na transmissão da energia, permitindo a fluidez energética. É uma excelente maneira de recalibrar o campo energético, relaxar, equilibrar as emoções e muito mais.
  2. Yoga: através de movimentos e posturas, a Yoga permite o alinhamento de Chakras. É uma terapia indiana, que tem também como benefícios o fortalecimento muscular e alinhamento postural.
  3. Meditação: a conexão com o eu interior é capaz de alinhar o fluxo de energias entre os Chakras. Embora meditar nem sempre seja uma tarefa fácil, recomenda-se que o indivíduo inicie com poucos minutos, diariamente.
  4. Cristais: o uso destas pedras permite a absorção de energias “ruins” e a conservação das que forem boas. 

Também, há maneiras de alinhá-los individualmente. Por isso, recomendamos que você confira os conteúdos que preparamos sobre cada um dos 7 Chakras. 

Quais são os 7 Chakras?

Depois de saber o que são os Chakras, você precisa conhecer um a um!

Chakra Básico – Muladhara

Também conhecido como “primeiro Chakra”, ele se situa no períneo (pelve). Tem a cor vermelha, e seu elemento é a terra.

É o responsável pela vitalidade, pois que é a porta de entrada da energia vital no organismo. Também, está ligado a sobrevivência e aos impulsos sexuais. 

Se desalinhado, o indivíduo pode experimentar uma sensação de não pertencimento, desânimo, insegurança e relação doentia com o mundo material.

Chakra Sacro – Svadhisthana

É o segundo Chakra, está situado na região pubiana. Tem a cor laranja, e seu elemento é a água.

Fazendo jus com a localização, é o responsável por manter a reprodução humana viável, tendo efeito sobre a fertilidade. Também, relaciona-se com a sexualidade.

Se desalinhado, pode gerar infertilidade, impotência sexual, doenças na bexiga, ciúmes e outros sintomas/sentimentos.

Chakra do Plexo Solar – Manipura

É o terceiro Chakra, situado no estômago, estando intrinsecamente relacionado com o trato digestório. Tem a cor amarela, seu elemento é o fogo.

É o responsável por distribuir a energia vital por todo o corpo e para os demais Chakras. Ainda, é onde está o ego do ser humano.

Se desalinhado, comumente surgem problemas com o ego – tanto o narcisismo e egoísmo como a insegurança. Vale destacar que seu alinhamento torna o indivíduo um bom líder!

Chakra Cardíaco – Anahata

O quarto Chakra está situado no tórax, próximo ao coração – tanto é que leva o nome de cardíaco. Sua cor é o verde e seu elemento é o ar.

Sua importância se dá no sentido de garantir o bom funcionamento dos sistemas circulatório, respiratório e cardíaco. Também, está relacionado com os sentimentos e as relações amorosas.

Seu desalinhamento provoca problemas cardíacos e emocionais, bem como a instabilidade em relacionamentos.

Chakra Laríngeo – Vishuddha

O quinto Chakra fica próximo a garganta, leva a cor azul-celeste e seu elemento é o éter.

Além de comandar as funções da glândula tireoide, possibilita a comunicação verbal e corporal entre os seres.

Quando desequilibrado/desalinhado, gera dificuldades na comunicação, dificuldade em expressar emoções e problemas nos órgãos próximos a onde se encontra (como faringe e laringe).

Chakra Frontal – Ajna

O sexto Chakra situa-se entre as sobrancelhas. Tem a cor azul-índigo e seu elemento é a luz.

Para os hinduístas, ele é considerado o “terceiro olho”, visto que tem a habilidade de “enxergar além do material”. Está relacionado a capacidade de se concentrar.

Se desalinhado, gera dificuldades de concentração, dores de cabeça e “falha” na intuição.

Chakra Coronário – Sahasrara

O sétimo e último Chakra está acima da cabeça, leva a cor violeta e não tem nenhum elemento correspondente.

Ele é considerado o mais importante, visto que possibilita a nossa ligação com a energia superior e com o mundo espiritual. Para que isso seja possível, os outros 6 Chakras precisam estar alinhados!

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que tenha sido possível entender o que são os Chakras! 😉 

Newsletter

Considere assinar nosso boletim informativo para receber insights interessantes e úteis sobre a interpretação de sonhos - Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento se não considerá-los úteis.